Por onde começar (Parte 2)

19:39 3 Comments A+ a-

Crie o hábito da leitura!!

A base para uma boa educação é a leitura. Desde pequenos, ainda de colo, devem começar a ouvir histórias, muitas histórias. Compre livros, visite sebos! Se não existir na sua cidade, entre em sites como Estante Virtual e adquira alguns exemplares. Procure indicação de bons livros!! Aqui no blog já temos algumas e em breve colocaremos mais.
 Para crianças pequenas não é necessário encher a casa de livros. Elas gostam (e precisam) de ouvir várias vezes a mesma história. Se seu filho já for maior, descubra o interesse dele e invista. Se a criança tiver gosto pela leitura o “mundo” estará disponível para ela e depois ela não lerá apenas o que gosta, mas abrirá seus horizontes. Reserve um espaço em casa para colocar uma prateleira ou uma estante com os livros. As crianças devem ter acesso fácil a eles. Se possível, separe um local próprio para a leitura, que seja aconchegante e convidativo!
Conheço uma família que tirou seus filhos já grandes da escola e gastou um ano completo “só” incentivando a leitura, pois eles tinham tempo de ler apenas o que era indicado pela escola. Esse tempo de “férias” não foi perdido nem houve atraso. As crianças começaram a devorar livros e em pouco tempo tinham ganhado muito conhecimento. Embora não seja a melhor opção, há também ebooks e livros disponíveis (e autorizados) em pdf, no caso de não haver possibilidade de compra-los.

Faça amizades com pais homeschoolers!!

Essa expressão, homeschooler, é usada para a pessoa que ensina em casa. Encontre um grupo na internet ou faça amizades com outras pessoas que já praticam a educação domiciliar, pois a troca facilita e fortalece. Se tiver famílias em sua cidade, faça contato, marque encontros, crie vínculos. Certamente vai ajudar bastante! Ente em contato com os autores de diversos blogs já existentes e converse com eles, pergunte, exponha suas dúvidas, peça conselhos! Aqui neste blog, na barra ao lado, vamos disponibilizar alguns endereços.
No facebook existem várias comunidades. Em algumas é necessário solicitar autorização, mas são muito úteis! Pesquise como Homeschooling Brasil, Educação Domiciliar para cristãos, entre outros.

Ouça boa música

Durante o dia, no momento em que realiza suas atividades da casa, enquanto eles brincam ou realizam alguma tarefa, tenha como fundo uma boa música. Ajuda na concentração, cria um bom gosto musical, aguça a curiosidade para aprender a arte. Muitos pais, por não gostarem de música clássica não expõe seus filhos a esse tipo de música e não sabem o quanto estão perdendo. Talvez não gostem por não terem sido criados ouvindo.
A maioria dos pais querem que seus filhos aprendam música e se preocupam em como vão ensinar as notas, o ritmo, etc.  É uma preocupação relevante, contudo, haverá tempo para isso, mais para frente. O primeiro passo é expor seus ouvidos a uma música de qualidade e fazer isso de forma constante. Não apenas música clássica, mas seja o gênero que for, que seja algo bem elaborado, harmônico e belo. Veja outras dicas no blog Como educar seus filhos.

Desescolarize-se!!

Como disse acima, nós fomos levados a crer que somente a escola é eficiente no ensino das crianças. E o modelo escolar está dentro de nós de uma maneira muito mais forte do que imaginamos. É difícil não reproduzir o ambiente escolar dentro de casa, pois foi o modelo que aprendemos. Contudo, para que o ensino em casa dê certo, é preciso desvincular, reaprender, repensar como se ensina e como se aprende. Assista algumas palestras e vídeos sobre o assunto e leia bons livros sobre o tema. Aqui estão 3 livros cuja leitura vai ser de grande valia para entender o que estou falando (os links são apenas sugestões de onde adquirir):
1) O que estão ensinando aos nossos filhos – Solano Portela – Editora Fiel
2) Quem controla a escola, governa o mundo – Gary Demar – Monergismo
3) Maquiavel Pedagogo – Pascal Bernardin - Ecclesiae

E o que mais???

Enquanto você segue os passos acima, tem algo muito importante que você pode fazer por seu filho. Há 10 coisas essenciais na educação deles que devem ser feitas antes que completem 10 anos. Logicamente essa idade é flexível, mas gira em torno disso. Elas estão listadas e detalhadas no site Trivium Pursuit. Abaixo vou listá-las de forma resumida:
1) Leitura e caligrafia
2) Narração
3) Memorização
4) Escutar e ouvir
5) Culto doméstico
6) Artes e artesanato
7) Passeio de pesquisa
8) Trabalho e serviço
9) Disciplina
10) Brinque
Parece pouca coisa, mas não é! Se você conseguir dar conta dessas 10 áreas, já vai dar a seu filho uma base sólida e única para a vida dele, tanto na parte acadêmica como na espiritual e cognitiva.
Dentre os diversos blogs que já existem sobre o assunto, gostaríamos de indicar a leitura do post que se encontra no site Educação em Família, uma vez que fala exatamente sobre os primeiros passos para começar a educação no lar.

Que Deus te abençoe nessa nova jornada!
Conte conosco!!

3 comentários

Write comentários
Unknown
AUTHOR
12 de março de 2019 às 09:13 delete

Vamos lá!! Parabéns pelo trabalho!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
21 de novembro de 2019 às 05:07 delete

Obrigada pelas dicas e informações1

Reply
avatar